Neste Domingo não tivemos nossa Escola Dominical, mas o tema foi cantado pelo nosso irmão Iran na festividade do Jd. Jacira: A Oração do Pai Nosso.
Vemos e ouvimos em diversas celebrações, eventos (esportivos, ecumênicos) a oração sendo realizada, como uma simples oração. Habituarmo-nos como sendo somente uma oração litúrgica, mas meditemos em quão sublimes e ricas são estas poucas e simples palavras.
Há alguns Domingos falamos na simplicidade, objetividade e propósito na oração. Não existe manual da oração, guia mágico da oração, existe sim, um coração sincero que busca através da oração intimidade com o Pai. Como filhos demonstrarmos a confiança e a certeza de que o Pai conhece as nossas necessidades.
Nos primeiros versículos (5 e 6) a questão é a humildade no momento da oração. Não se deve seguir o exemplo dos hipócritas (fariseus) que oravam em pé nas sinagogas para aparecerem aos homens, ser o centro das atenções. Cristo exorta a orar em segredo dentro do próprio quarto, pois a oração somente deve ser destinada ao louvor e súplica ao Pai. Cristo não se opõe a oração pública, mas a sua utilização hipócrita diante dos homens.
Os versículos 7 e 8 nos alertam para não sermos como os gentios que oram usando palavras vãs em excesso. Não é pelo muito pedir que serão abençoados por Deus, pois Ele já conhece as vossas necessidades (versículo 8).
A Oração propriamente dita (versículos 9 a 13) é um encontro do Pai com seus filhos, no qual estes, numa atmosfera de intimidade, lhe abrem o próprio coração. Uma intimidade conseguida através do reconhecimento do senhorio de Jesus como Salvador. Pois sendo Jesus Filho de Deus, todos aqueles que o elegem como seu Senhor, automaticamente são considerados também filhos de Deus. A santificação de Seu Nome, O Seu Reino e a Sua Vontade (lembra Neno) para ser realizada em nossas vidas.
O pão, a medida diária que necessitamos, pois Deus em tudo supre e sustenta o seu povo (lembrem do povo no deserto).
O perdão do Pai está condicionado ao perdão mútuo, expressão de amor. Quem se fecha ao amor dos outros se fecha ao amor de Deus que se manifesta no perdão (O post da Laura nos traz esta meditação).
A guarda da tentação do mal, para permanecermos fiéis ao compromisso assumido ao aceitar Jesus como nosso Salvador, vencendo as tentações que podem vir pelo caminho e seguirmos firmes nos propósitos do Pai (lembrem do seu chamado e vocação: Ide).
Que o amor e o perdão precioso que vem de Deus o Pai, sejam derramados sobre todos os que acessam este blog.
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29.13"
Graça e Paz Queridos Guerreiros!!!!!
MarciÃO
Obs.: Agradeço ao meu irmão Maurício que compartilhou comigo em amor e oração nesta meditação.
7 comentários:
"E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. Jeremias 29.13"
Nossa... Amo demais esse versículo.
Nos dá verdadeiramente a receita para nos aproximarmos mais de Jesus.
E encontrá-Lo, é realmente a MELHOR coisa do MUNDO!
Te amo meu DEUS!
Marcião... você e BOM! Muito BOM!
Parabéns pelas palavras que nos edificam e nos inspiram a cada vez que as lemos.
Quantas pessoas já perderam o verdadeiro sentido dessa oração:Pai Nosso..... em que o próprio Jesus nos ensinou?!!
Que a cada dia nos possamos orar com todo nosso coração, liberar o perdão e assim recebermos o perdão............
Parabéns Marcio...... Deus te abençõe.......
éééé...
deixo essas palavras do Márcio como meditação.. prefiro não acrescentar algo para não estragar a beleza desta escrita... só consigo pensar quantas vezes fiz essa oração sem perceber o real sentido!
que a vontade dele seja feita em nossa vida...
é Márcião.. como eu disse pra vc.. não é nem colunista.. grande CRONISTA para mim é claro.
um bjo meu amigo!
Que benção ver nossos jovens empenhados na obra do Senhor...
Todos vcs estão de parabéns...
Que o Senhor continue abençoando todos vcs ....
Bjs !!!!!
O PAI NOSSO é uma oração tão simples e tão completa...
Tudo o que mais precisamos pedir a Deus está incluso neste texto.
Vejam abaixo uma explicação que encontrei sobre cada trecho do "PAI NOSSO".
1o - “PAI NOSSO, que estais no céu, santificado seja o vosso nome;...” - Esta parte inicial deixa claro que toda oração deve ser dirigida exclusivamente ao Deus Criador, (ao Pai), que está no céu.
2o - “... venha a nós o vosso reino;...” - Aqui, Jesus Cristo usou a palavra reino porque, naquela época, a maioria dos povos só conhecia organizações do tipo “reinado” (um rei e seus súditos). Logo, nesta parte da oração Jesus Cristo nos ensina que não devemos inventar leis de nós mesmos. Precisamos praticar as leis de Deus (Seus mandamentos) para sermos cidadãos do seu reinado e termos direito a petições.
3o - “... seja feita a vossa vontade, assim na terra como no céu”. - Nesta parte Jesus deixa claro que: mesmo nos tornando cidadãos do reino de Deus, não podemos fazer projetos a revelia. Temos que nos adaptar aos critérios de Deus e nos conformar com o que Ele nos permitir. Só assim seremos, de fato, bem-aventurados (bem-sucedidos) em tudo o que fizermos.
4o - “O pão nosso de cada dia nos dai hoje;...” - Aqui, a palavra pão significa suprimento, alimento, vestimentas, etc. Nesta parte Jesus ensina que não adianta pedir a mais com o intuito de estocar. Deus só concede o que necessitamos de imediato, o amanhã é um outro dia e não adianta pedir com antecedência.
5o - “... perdoai-nos as nossas ofensas [dívidas], assim como nós perdoamos aos que nos ofenderam [aos nossos devedores];...” - Nesta parte fica evidente que, se estamos em débito com Deus, precisamos pedir o perdão destas dívidas (destas ofensas) para que, estando sem débitos, Deus nos conceda aquilo que desejamos. Note, entretanto, que existe uma precondição para que Deus nos perdoe e, conseqüentemente, nos atenda. A pré-condição é sermos capazes de perdoar os que estão em débito conosco também (aos que tenham nos ofendido), de modo a alcançarmos o perdão de Deus e recebermos aquilo que desejamos.
6o - “... e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal”. - Aqui, Jesus Cristo comenta que o mal e as tentações existem de verdade. A melhor maneira de nos proteger é seguir os ensinamentos de Deus pedindo a Ele freqüentemente que nos proteja e nos salve do "predador" da humanidade.
PRECISAMOS DE MAIS ALGUMA COISA????
Meu povo... Como é bom ver a participação de vocês, pelo que partilhamos até aqui...
Carolzinha muito boa esta palavra, pois toda ás vezes que lemos uma passagem ela nos ensina algo novo. Obrigado por renovar a nossa meditação nesta oração.
Eita casal abençoado...
Que Deus continue nos abençoando queridos Guerreiros!!!!
Um beijão para todos
Postar um comentário